Curadoria e Impressão
Exposição Água e Desigualdades: desafios do século XXI, de Érico Hiller
Selecionou, imprimiu as imagens e concebeu a exposição Água e Desigualdades: desafios do século XXI, de Érico Hiller, que fez parte da programação oficial do Festival FotoDoc 2022
Pode a fotografia ajudar a mudar o mundo? A trajetória de Érico Hiller parece trazer uma resposta positiva a esse questionamento. Testemunhar as desigualdades, estar onde as campanhas publicitárias não estão, mostrar a dor, as dificuldades e também a dignidade e a força dos excluídos. Essa não é uma missão fácil, mas é certamente um primeiro passo para alertar: cuidado, o caminho que estamos trilhando pode nos levar à catástrofe.
A fome, a dificuldade de acesso à água, a exposição ao lixo e a falta de saneamento básico são alguns dos problemas vividos diariamente por milhões de seres humanos. Em contrapartida, nunca houve tanta abundância, tanto consumo e tanto desperdício. As fotografias de Érico Hiller são um alerta e também uma ode à humanidade. Mostram a degradação, mas também realçam os esforços no sentido de buscar soluções. Por isso, não são fotografias de denúncia meramente, seu propósito principal é apontar saídas. É assim que elas podem efetivamente colaborar com a mudança do mundo.
Esta exposição reúne 13 imagens dos projetos documentais de longa duração “Emergentes”, “Ameaçados”, “A Jornada do Rinoceronte” e “Água”, com ênfase para este último, que trata dos desafios no acesso a um dos bens fundamentais para a vida na Terra.
Exposições – Festival Fotodoc 2022
Endereço: Panamericana Escola de Arte e Design, São Paulo (SP) – Av. Angélica, 1.900
Horários:
Durante as atividades do festival
Dia 16 de novembro, abertura à partir das 18h
Dias 17 e 18 de novembro, das 9h às 17h30
Dia 19 de novembro, das 9h às 18h
Após o festival
De 20 de novembro até 15 de dezembro, de Segunda a Sexta-feira, das 9h às 20h e aos Sábados, das 9h às 13h
Outros trabalhos