fbpx
Skip links

Foto: Raphael Alves

Foto: José Carlos da Silva

Foto: Tarso Sarraf

Foto: Míriam Ramalho

Foto: Pedro Teixeira

Foto: Mario Baptista

Foto: Demétrio Jereissati

Foto: Júlio Magalhães

Foto: Raphael Alves

Foto: Malu Ornelas

Foto: Bruno Henning

Foto: Luc Stadnik

Foto: Adriana Horvath

Foto: Victor Lima

Foto: Alexandre Couto

Foto: Míriam Ramalho

Foto: Alexandre Chaym

Foto: Jober Costa

Foto: Magali Maschi

Foto: Magali Abreu

Foto: Elias Rosal

Foto: Lela Beltrão

Foto: Levi Bianco

Foto: Cláudia Fialho

Foto: Angelo Chernicharo

Foto: Amora.raw

Foto: Luís Oliveira

Foto: Michael Dantas

Foto: Diego Rebelo

Produção, Curadoria e Impressão

Coordenou, imprimiu as imagens e concebeu a exposição do Grande Prêmio Fotografe 2022, segunda edição do concurso anual promovido pela revista Fotografe, que fez parte da programação oficial do Festival FotoDoc 2022, evento produzido pela Vertente Fotografia.

Ao longo de seis meses, o Grande Prêmio Fotografe 2022 recebeu inscrições de fotógrafos de várias origens, com diferentes abordagens. Entre todos os trabalhos avaliados, o ensaio do amazonense Raphael Alves sobre os efeitos da pandemia em seu estado, e a cena de rua captada pelo potiguar José Carlos da Silva foram apontados como vencedores do Troféu Grande Prêmio Fotografe 2022 pela Comissão Julgadora.

Os sete membros do júri se reuniram no final de setembro de 2022 na Panamericana Escola de Arte e Design, em São Paulo (SP), para definir os ganhadores das categorias Ensaio e Imagem Destacada, que tiveram cinco subcategorias em disputa nesta segunda edição do concurso.

O fotógrafo Raphael Alves foi o escolhido vencedor na categoria Ensaio, com o trabalho “Insulae”, que retrata o drama vivido pelo estado do Amazonas durante a pandemia de covid-19.

Na categoria Imagem Destacada, José Carlos da Silva venceu com foto “Janela”, feita na periferia de Natal (RN), com três garotos que posam detrás da janela de uma mercearia.

Os dois ganhadores do Grande Prêmio Fotografe 2022 recebem um troféu especialmente concebido pelo escultor sergipano Antônio da Cruz. Os primeiros, segundos e terceiros colocados em todas as 10 subcategorias ganham medalhas de ouro, prata e bronze. 

O Grande Prêmio Fotografe 2022 recebeu um total de 842 inscrições, sendo 267 na categoria Ensaio e 575 na categoria Imagem Destacada. As inscrições pré-selecionadas foram publicadas no site de Fotografe ao longo do período de inscrições.

A Comissão Julgadora do concurso foi formada por Alexandre Urch, Elcio Ohnuma, Érico Elias, José Bassit, Rosa Gauditano, Sérgio Branco e Tina Gomes.

Fotógrafos participantes da exposição Ganhadores Grande Prêmio Fotografe 2022: José Carlos da Silva, Raphael Alves, Adriana Horvath, Alexandre Chaym, Alexandre Couto, Amora.raw, Angelo Chernicharo, Bruno Henning, Claudia Fialho, Demétrio Jereissati, Diego Rebello, Elias Rosal, Jober Costa, Juan Soler Cózar, Júlio Magalhães, Lela Beltrão, Levi Bianco, Luc Stadnik, Luís Oliveira, Magali Abreu, Magali Maschi, Malu Ornelas, Mario Baptista, Michael Dantas, Míriam Ramalho, Pedro Teixeira, Rodrigo Mazzola, Tarso Sarraf e Victor Lima.

Outros trabalhos

14° Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco (2018)

FotoDoc 2023 – Festival de Fotografia Documental

13° Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco (2017)

This website uses cookies to improve your web experience.