fbpx
Skip links

Maia Flore

Flavio Damm

André Cypriano

Guillermo Franco

Emidio Luisi

Jorge Luis Santos Garcia

Wania Corredo

Pedro Karp Vasquez

Nana Moraes

Nilo Biazzetto Neto

Curadoria

Primeiro ano em que realizou curadoria do Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco, em parceria com o fundador do evento, Giancarlo Mecarelli. O tema foi “Fotografia: documento e ficção”, e tratou da dupla dimensão da imagem fotográfica, como instrumento de reprodução fidedigna do real e como matéria-prima para a criação de novas realidades.

O evento homenageou Flavio Damm e contou com a presença dos seguintes convidados: André Cypriano, Antonio Ansón, Emídio Luisi, Fernando de Tacca, Garapa, Guillermo Franco, Jane Evelyn Atwood (Estados Unidos), Joaquim Paiva, Jorge Luís Santos Garcia (Venezuela), Kitty Paranaguá, Maia Flore (França), Marcelo Zocchio, Milla Dantas, Nana Moraes, Nilo Biazzetto Neto, Pedro Karp Vasquez, Roberto Kusterle (Itália), Sebastian Liste (Espanha), Sergio Branco, Simone Marinho, Wania Corredo.

FOTOGRAFIA: DOCUMENTO E FICÇÃO

A fotografia traz em si o poder documental, de testemunho. Ela é também uma chave para a ficção, para a construção de novas realidades, a criação de novos contextos e possibilidades. Imagem ao mesmo tempo real e virtual. Registro fidedigno e imaginário. Materialidade e fabulação.

Desejamos fazer falar a dupla dimensão da fotografia, misturada e balanceada de diferentes formas através do olhar de nossos convidados. O Paraty em Foco 2017 tem como tema “Fotografia: Documento e Ficção” e convida os participantes para uma viagem pelo universo da imagem fotográfica em sua ambiguidade fundamental.

O homenageado do ano no PEF 2017 é Flávio Damm, fotojornalista que extravasou os limites do factual para construir uma poética do instante de inspiração bressoniana. Num contexto em que as fotografias deixam de valer por sua força visual, capturadas por divagações conceituais excessivamente abstratas, propomos um retorno ao que realmente importa.​

Em sua edição 2016, o PEF passou por uma transformação, que representou também uma volta às origens. O tema daquela edição, “Um Festival para Todos os Olhares”, transforma-se este ano em lema. Nossa proposta segue no mesmo caminho aberto naquele momento: trazer ao público fotografia de alta qualidade das mais variadas tendências e estabelecer um espaço para que fotógrafos, artistas, pensadores, amadores e entusiastas em geral possam se encontrar e trocar experiências.

É nesse espírito que lançamos o convite. Venha viver e respirar fotografia no cenário luxuriante de Paraty.

Outros trabalhos

15° Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco (2019)

13° Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco (2017)

FOTODOC 2022 – Festival de Fotografia Documental

Mostra Fotofilmes Brasileiros (2014-2015)

This website uses cookies to improve your web experience.