fbpx
Skip links

Exposição de Carlos Moreira no Festival FotoDoc 2023

Foto: Carlos Moreira

Foto: Carlos Moreira

Foto: Carlos Moreira

Foto: Carlos Moreira

Foto: Carlos Moreira

Foto: Carlos Moreira

Curadoria

Exposição Contrastes Mínimos, de Carlos Moreira

Selecionou as obras no acervo de Pedro Antunes e concebeu a exposição Contrastes Mínimos, de Carlos Moreira, que fez parte da programação oficial do Festival FotoDoc 2023

A obra de Carlos Moreira (1936-2020) está diretamente ligada à cidade de São Paulo. De fato, a maioria de suas fotos foram feitas na capital paulista. Mas Carlos Moreira fotografava compulsivamente e viajou muito, além de ter feito aulas para ser piloto de avião, curiosidade conhecida por poucos. Um lugar bastante fotografado por Carlos Moreira foi o litoral de São Paulo, mais especialmente Santos e Guarujá.

Em um festival de fotografia em que se discute os conceitos de centro e periferia, esse foi o desafio. Operar um corte que permitisse que a obra de Carlos Moreira falasse desde o centro até a periferia. Esta exposição marca o retorno de Carlos Moreira ao espaço público pelas mãos do próprio fotógrafo. Reúne tiragens de época ampliadas por ele. Propõe um jogo, um diálogo entre dois lugares, metrópole e litoral, lidos pelas lentes de um mesmo fotógrafo e justapostos, lado a lado.

E o que temos são contrastes mínimos, como se o próprio olhar e a forma de se colocar no mundo, projetar sua subjetividade diante de seu “objeto”, sua linguagem fotográfica em suma, se sobrepusessem ao tema. Carlos Moreira busca respiros na paisagem caótica da capital, ao mesmo tempo em que busca transgredir a monotonia praiana, descobrindo cenas de grande dinamismo naquele ambiente. Sua atração pelo elemento humano é indisfarçável. É o corpo e o gesto em sensual interação com a paisagem urbana, isso vale para o fotógrafo e os fotografados ou flagrados.

Enquanto as fotografias de São Paulo são conhecidas e algumas até mesmo já tornadas icônicas, muitas das fotos do litoral são ainda inéditas, como parte significativa do acervo deixado por Carlos Moreira, verdadeiro tesouro a ser revelado.

O Festival FotoDoc busca assim contribuir para a (re)“descoberta” de Carlos Moreira, o retorno de imagens clássicas de um autor consagrado junto à revelação de um material inédito de um fotógrafo que teve a felicidade de poder praticar de maneira independente e ao mesmo tempo metódica a fotografia de rua ao longo de cinco décadas ininterruptas.

Exposições – Festival Fotodoc 2023

Endereço: Panamericana Escola de Arte e Design, São Paulo (SP) – Av. Angélica, 1.900

Horários:

Durante as atividades do festival

Dia 21 de novembro, abertura à partir das 18h

Dias 22 a 24 de novembro, das 9h às 17h30

Dia 25 de novembro, das 9h às 18h

Após o festival

De 27 de novembro até 15 de janeiro de 2024, de Segunda a Sexta-feira, das 9h às 20h e aos Sábados, das 9h às 13h

Outros trabalhos

Exposição Penumbra, de Marcelo Greco

Exposição Contrastes Mínimos, de Carlos Moreira

Mostra Fotofilmes Brasileiros (2014-2015)

13° Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco (2017)

FotoDoc 2023 – Festival de Fotografia Documental

This website uses cookies to improve your web experience.