fbpx
Skip links

Claudia Andujar

Claudia Andujar

Orlando Azevedo

Vincent Rosenblat

Ueslei Marcelino

Andreas Valentin

Eliane Band

Espen Rasmussen

Fabio Teixeira

Maria Daniel Balcazar

Rogerio Reis

Tadeu Vilani

Januário Garcia

Marcos Bonisson

Peter Ten Hoopen

Curadoria

Atuou novamente como Diretor Artístico e Curador do festival. Naquela edição, o tema foi “Migrações”, com a proposta de abordar a questão da crise migratória, refletir sobre a formação da fotografia brasileira, feita com a colaboração decisiva de estrangeiros, e debater sobre a migrações de suportes e de regimes de imagem na fotografia contemporânea.

O evento homenageou Claudia Andujar e teve os seguintes convidados: Alex Baradel, Andreas Valentin, Angela Magalhães, Angelo Iacocca, Bella Scorzelli, Bruna Veloso, Claudia Andujar, Eduardo Queiroga, Eliane Band, Emidio Luisi, Espen Rasmussen (Noruega), Evandro Teixeira, Fabio Teixeira, Gregorio Bacic, Januário Garcia, Juan Esteves, Marcos Bonisson, Maria Daniel Balcazar (Estados Unidos), Marich Devise (França), Mateus Sá, Nadja Peregrino, Orlando Azevedo, Paulo Marcos M. Lima, Pedro Karp Vasquez, Pieter Ten Hoopen (Holanda), Rogério Reis, Rubens Fernandes Jr. Sérgio Branco, Sergio Burgi, Sonia Guggisberg, Tadeu Vilani, Ueslei Marcelino e Vincent Rosenblatt.

MIGRAÇÕES

A humanidade se torna cada vez mais nômade. A despeito das profundas raízes que ser quer impor às nações e às tradições, há cada vez mais pessoas tentadas ou forçadas a migrar. Efeitos de um mundo que se globalizou no terreno das finanças e das comunicações, mas insiste em erguer muros e cercas entre pessoas e povos. Migrar pode ser o resultado de uma catástrofe ou de um desejo. É sempre uma decisão extrema, que envolve afetos e apreensões.

O Brasil é um país de imigrantes e de maciços fluxos migratórios internos. A fotografia brasileira também é fruto desse processo ainda em aberto. É diversa e mestiça. Carrega o sangue do tráfico humano forçado, dos indígenas mortos na expansão sem fim das fronteiras agrícolas, mas também carrega os anseios e esperanças de muitos imigrantes que vieram fugindo de guerras e da fome em busca de uma chão para fazer florescer os seus sonhos.

Não são somente as pessoas que migram. Da mesma forma a cultura, as ideias, as imagens. Cada vez mais, os artistas migram de um suporte a outro e a fotografia migra de tela em tela, dos arquivos às paredes do museu, das galerias da fama às prateleiras empoeiradas do esquecimento, do disco rígido ao papel fotográfico. As imagens migram no tempo e no espaço. Migram com elas os seus sentidos, transformando-se na travessia. Migrar é deixar para trás um passado, é virar uma página da vida. Dali em diante, tudo é distinto.

O Paraty em Foco 2019 tem a fotógrafa Claudia Andujar como Homenageada do Ano. Nascida na Suíça, em 1931, ela chegou em 1955 ao Brasil, após perder grande parte de sua família na Segunda Guerra Mundial. Aqui estabelecida, sentiu-se atraída pela vida e a causa dos povos indígenas, que sofriam e até hoje sofrem um extermínio lento, com a paulatina migração do homem branco, o avanço do desmatamento e da grilagem, da mineração, das madeireiras e da agricultura de exportação. Sua obra é um alerta permanente contra essa condição.

Outro convidado já confirmado é Orlando Azevedo, açoriano de nascença, brasileiro por escolha. Vivendo em Curitiba, onde atua como agitador cultural, ele soube traduzir em fotos, por meio de um trabalho minucioso, o Coração do Brasil, território múltiplo e mestiço, formado por todos os tons de pele, do caboclo ao imigrante e o nativo.

O Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco, em sua 15a Edição, tem como tema as “Migrações” e busca, uma vez mais, afirmar-se como “Um Evento para Todos os Olhares”, dando espaço às várias vertentes da expressão fotográfica. Venha fazer parte dessa grande festa da fotografia. PEF 2019, de 18 a 22 de setembro. Paraty, Brasil.

Outros trabalhos

Mostra Fotofilmes – XII Festival Internacional de Fotografia Hercule Florence (2021)

FOTODOC 2022 – Festival de Fotografia Documental

14° Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco (2018)

This website uses cookies to improve your web experience.